Chakra é uma palavra em sânscrito que significa “roda”. Os chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. São eles: corpo físico, emocional, mental e energético. Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano e, segundo a tradição hindu, seguem as cores do arco-íris.
Você não precisa ser um praticante de yoga para conhecer um pouco mais sobre o tema e se beneficiar, mantendo o equilíbrio e restaurando a saúde, utilizando por exemplo o kit de ímas Equilíbrio dos Chakras.
Veja abaixo a definição de cada chakra, suas influências no emocional e no físico, quando estão ou não equilibrados.
O papel deste chakra é conectar toda a sua energia com a Terra, que é chamada de aterramento.
Corpo: Físico
Formação: 4 pétalas
Tradução: Mula (Raiz) e Dhara (Apoio)
Cor predominante: Vermelha
Localização: Final da coluna vertebral, abaixo do osso sacro, entre os genitais e o ânus.
Está diretamente envolvido com o processo de eliminação. É relacionado com as supra-renais, constituídas por uma medula interna coberta por um extrato chamado córtex, responsável pela produção de adrenalina, à coluna vertebral, aos rins, à bexiga e à parte final do intestino.
É o responsável pela absorção da kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação sanguínea. É ele quem anima o corpo físico, fornecendo energia física e vontade de viver, alimentando a vontade, o poder e o instinto de sobrevivência.
É importante no tratamento da coluna e está associado a sentimentos de insegurança, agressão, sobrevivência e materialismo. Suas funções são as atividades físicas e as necessidades básicas: paladar, olfato, audição, visão, tato, sexo, sono e fome.
Equilibrado:
Impulso para agir, consciência instintiva básica, proteção contra doenças virais e contagiosas, força, dinamismo, agressividade controlada, coragem para conquistar e produzir, proporção da forma, forte afeição, devoção, rapidez de percepção. Sensação de realização e paz ao pensar em coisas como dinheiro, segurança e abrigo.
Desequilibrado:
Egocentrismo, preocupação, inexatidão, falta de coragem moral, paixões fortes, indolência, extravagância, violência e agressividade, dispersão das energias, confusão de interesses, ideias grandiosas, falta de praticidade, insatisfação, falta de objetividade, conflitos internos e aspereza.
Hiperativo:
Ansiedade, nervosismo, ligados ao medo e à necessidade de sobrevivência.
Equilibrado:
Serenidade, ação adequada, força, confiança, pureza, exatidão, equilíbrio e altruísmo.
Desequilibrado:
Anemias, resfriados, paralisias, sexualidade reprimida ou excessiva, problemas de coluna, hemorróidas, depressão, agressividade, pressão alta ou baixa, astenia, melancolia, insuficiência renal, fadiga e dores lombares.
Hiperativo:
Problemas digestivos, problemas na região lombar, dor no quadril e cistos ovarianos em mulheres ou problemas de próstata em homens.
Ocorre quando as necessidades de sobrevivência geralmente foram atendidas, ou seja, quando ele não esteve muito ativo ao longo da vida.
Caracteriza-se por devaneios frequentes, problemas para se concentrar ou simplesmente se sentir com a “cabeça nas nuvens”. Pode ser chamado de “empolgado” ou “espaçoso”.
Primeiro, cuide das suas necessidades de sobrevivência. Use a energia dada por este chakra da melhor maneira possível.
Acalme esse chakra, concentrando-se na sua conexão com o espírito. Ore, medite, ou se conecte aos seus guias espirituais.
Voluntariado, atos de bondade e compaixão podem guiar a energia hiperativa do chakra da raiz para outros centros de energia do corpo.
Pode ser necessário “acelerar” o funcionamento do seu 1º chakra, caso você se desconecte da existência material.
Você pode fazer isso reconectando-se à terra, estando junto à natureza. Jardinar, nadar ou até brincar nas folhas pode energizar seu chakra da raiz.
Este chakra tem tudo a ver com sua identidade como humano e o que você faz com ele. É responsável por trazer energia criativa para ajudar a enriquecer sua vida.
Corpo: Duplo Etérico
Formação: 6 pétalas
Tradução: Lugar do Eu
Cor predominante: Laranja
Localização: Baixo ventre, na região correspondente ao baço físico, na raiz dos órgãos genitais, abaixo do umbigo e está intimamente relacionado à circulação sanguínea. Corresponde ao plexo prostático.
É o lar da energia criativa da força vital que ajuda você a aproveitar sua vida aqui na Terra.
Está correlacionado fisicamente ao nervo ciático e às gônadas, que são os testículos nos homens e os ovários nas mulheres. Sua função é a sexualidade e a criatividade. No nível físico cuida ainda do fígado, sistema circulatório, dos rins e da parte inferior do abdome. É responsável pela vitalização do corpo Duplo Etérico, pois o chakra básico está voltado ao corpo Físico. É o chakra que nos dá profundo domínio da nossa identidade e possibilita a ligação entre o nosso corpo físico e o Eu Cósmico (Átmico).
Deve ser protegido, pois por ele entram toda sorte de sentimentos desqualificados como: inveja, raiva, ódio, entre outros, quando está vulnerável, com medo.
Equilibrado:
Capacidade de união sexual, procriação, coragem de viver, alegria instintiva, prazer físico, capacidade de planejamento e construção e poder para evoluir. Quando equilibrado, você aprecia as coisas agradáveis que a vida tem a oferecer, sem exagerar. Sexo, boa comida e atividades criativas serão inspiradoras e divertidas, e você terá uma sensação de bem-estar e abundância com elas.
Desequilibrado:
Medo, falta de paixão, impotência física e emocional, tristeza, raiva, ódio, inveja, manipulação de energia astral para própria satisfação material ou sexual, dominação pela sedução, hiperatividade sexual, baixa vitalidade, egoísmo, materialismo, orgulho, negação, frieza, isolamento, distração, obstinação e crítica.
Hiperativo:
Apresenta situações de dependência (vício) e inquietação.
Equilibrado:
Tolerância, compaixão, alegria de viver, senso comum, precisão, compartilhamento e idealismo.
Desequilibrado:
Doenças dos rins, distúrbios gástricos e intestinais, medo, alergias, má adaptabilidade, incapacidade de construção, perdas materiais, problemas hormonais, infertilidade, doenças do fígado, pâncreas, vesícula, rins, bexiga, perda da vitalidade, insegurança, problemas de menstruação e doenças sexuais.
Hiperativo:
Ocorre quando enfrentamos coisas como vício e gula. Apresenta sintomas como dependência, obesidade, desequilíbrios hormonais e inquietação.
Quando passamos muito tempo focando em coisas “práticas”, sem aproveitar os frutos do nosso trabalho, este chakra pode ficar subativo. Os sintomas incluem depressão, impotência, diminuição do desejo sexual e falta de paixão e criatividade.
Avalie se suas ações são saudáveis.
Pergunte a si mesmo: “O que estou prestes a fazer é bom para mim? É saudável e nutritivo? Quais são os benefícios da ação que estou prestes a tomar? Será que eu não estou exagerando?”
Aproveite a vida! Crie uma obra de arte, coma um lanche saudável e agradável. Faça amor com seu parceiro. Reserve um tempo para si mesmo e desfrute dos presentes incríveis que a Terra tem para lhe oferecer.
Este chakra é onde nascem sua autoconfiança, identidade e poder pessoal.
Corpo: Emocional ou Astral
Formação: 10 pétalas
Tradução: Joia Lustrosa
Cor predominante: Amarelo
Localização: Na altura do estômago, abaixo do coração.
Está correlacionado fisicamente aos sistemas fisiológico, digestivo e endócrino. Responsável pela irrigação do sistema digestivo. Comanda o pâncreas, o fígado, a vesícula, o baço, os rins, as supra-renais, o estômago, o duodeno, o cólon, o intestino delgado, a região mediana da espinha dorsal e o sistema nervoso.
É a sede das emoções, onde residem as energias Yan e Yin. Responsável por todas as doenças ligadas ao metabolismo e ao sistema nervoso.
A sede do conhecimento, por isso é considerado o chakra das emoções inferiores.
Quando está bloqueado pode causar enjôo, medo ou irritações.
Sob o ponto de vista psico-emocional está ligado à mente objetiva, ao pensamento, à racionalidade, à personalidade do ser e à sua vontade.
É o centro da intuição que orienta a atividade da vida humana.
Equilibrado:
Impulso para vivenciar as emoções, tomar conhecimento do outro, colocar o ego no mundo, expressando fortemente as qualidades do ser, vontade forte para comando e liderança, poder de se relacionar e digerir o meio, assimilando e aprendendo. Amor à vida e abertura para experimentá-la com plenitude, propósito definido de ação, intuição, ternura, boa vontade, reverência e lealdade.
Desequilibrado:
Egoísmo, negação da participação ativa na convivência, amor possessivo e ciumento, preconceito, cólera, ira, enganos, poder que humilha, conclusões precipitadas, intransigência, timidez, ausência e falta de força para digerir a vida.
Hiperativo:
Quando o poder que temos sobre nossas vidas se estende às vidas de outros. Quando muito energizado, você pode sentir-se rápido em se enfurecer, na necessidade de controlar e microgerenciar, na ganância e na falta de compaixão ou empatia.
Equilibrado:
Integridade na ação, tolerância, serenidade, equilíbrio, flexibilidade, força, bons relacionamentos, pureza e abnegação.
Desequilibrado:
Má digestão, ansiedade, diabetes, toxinas, problemas de assimilação e cálculos na vesícula.
Hiperativo:
Pode sofrer de problemas digestivos ou até desequilíbrios nos órgãos internos, como apêndice, pâncreas, fígado e rins.
Quando nosso poder pessoal é tirado de nós por outra pessoa ou por circunstâncias atenuantes, podemos ficar com falta de energia em nosso terceiro chakra. Se isso acontecer, você pode se sentir indeciso, inseguro, tímido e carente.
Pratique a abertura do seu coração com amor e compaixão. Medite em enviar amor e bondade do seu coração para todos os que estão ao seu redor. Volte a focar o poder que você tem e veja a si mesmo como um farol de amor.
Pense nas coisas em que você sabe que é bom. Afinal, todo mundo tem talentos e habilidades. Sinta como a confiança em tais talentos faz seu estômago vibrar. Capacite esse sentimento criando suas próprias afirmações pessoais.
Este chakra é onde seu amor, compaixão e bondade são fortalecidos.
Corpo: Mental Inferior
Formação: 12 pétalas
Tradução: Ileso
Cor predominante: Verde
Localização: Na região do tórax, entre a quarta e a quinta vértebra.
Está ligado ao timo, glândula responsável pelo funcionamento do sistema imunológico (centro energético do amor). Rege os pulmões, o coração, os braços e as mãos.
Sua função é o amor e está ligado às emoções superiores, afetos e sentimentos.
Este chakra é o filtro que mantém o equilíbrio entre os três chakras que se localizam acima dele, que são os elétricos e frios e os três da parte inferior do corpo, que são os magnéticos e quentes.
É o chakra mais afetado por qualquer desequilíbrio emocional.
Representa o início da jornada espiritual e a conexão com o EU Superior e com a Essência. Ele comanda a interação de amor com as pessoas, a natureza e o universo.
Sustenta as ligações cármicas e cristaliza uma relação humana com o universo.
Equilibrado:
Amor próprio e pela humanidade, verdadeira compreensão da compaixão e benevolência, aceitação, disponibilidade para o perdão, ajuda ao próximo, conscientização do outro e do grupo, bondade, dá consistência e vitalidade às aspirações amorosas, sabedoria, visão intuitiva e aguçada, pacificação, ensinamentos e curas pelo amor e caridade, fé na vida e nas pessoas, temperamento ameno e inteligência transparente.
Desequilibrado:
Baixa-estima, frieza, embotamento da emoção, indiferença, desprezo, angústias, depressão, desespero, sentimento de inferioridade, dificuldade de integração, incapacidade de amar e se emocionar, couraças e insatisfações.
Hiperativo:
Nessa condição, perdemos nossos limites pessoais e começamos a fazer escolhas prejudiciais, tudo em nome do amor. Em outras palavras, colocar as necessidades dos outros antes das suas.
Os sintomas incluem problemas de relacionamento interpessoal.
Equilibrado:
Amor, altruísmo, aceitação e compaixão.
Desequilibrado:
Doenças cardíacas, problemas em veias e vasos, distúrbios circulatórios e pressão, problemas pulmonares, asma, bronquites, depressões, angústias, dores de cabeça e constipação intestinal.
Hiperativo:
Os sintomas incluem frequência cardíaca acelerada, palpitações, azia.
Causa dificuldade de chegar muito perto de alguém, como se tivesse um muro ao redor do coração.
Considere o amor que você deu aos outros e concentre um pouco dele em si mesmo. Faça algo por si mesmo, todos os dias:
Pode dar um pouco de trabalho, pois é necessário derrubar algumas barreiras. Mas começa com o amor a si mesmo.
Mostre apreço por si mesmo e dê a si mesmo o amor que deseja que os outros lhe dêem. Depois, espalhe essa compaixão pelas pessoas ao seu redor.
Este chakra dá voz às suas verdades pessoais, permitindo que você fale sua verdade com clareza.
Corpo: Mental Superior ou Causal
Formação: 16 pétalas
Tradução: Muito Puro
Cor predominante: Azul Celeste
Localização: Sobre a garganta, bem acima do coração.
Está ligado às glândulas: tireoide que está relacionada ao crescimento e aos processos oxidativos e com as paratireoides que controlam o metabolismo do cálcio. Sendo que as duas são responsáveis por todo o metabolismo do corpo.
Governa o pescoço, os ombros, os brônquios e a voz.
Sua função é a inspiração, a criatividade e a comunicação.
Sua função fisiológica espiritual é transmitir a ideia por meio da fala.
É responsável pela irrigação da boca, garganta e órgãos respiratórios. Trata-se de um excelente filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para não chegarem aos chakras da cabeça.
É o chakra relacionado ao corpo mental superior (intelectual), compreensão da Luz, do Ser, memórias de vidas passadas e a energia que permeia todo o universo.
Age como uma ponte de comunicação entre todos os corpos e sua inteligência está além do dualismo.
Reconhece a verdade quando a encontra.
Equilibrado:
Sensibilidade e criatividade artística, dom da palavra, do conhecimento, de expressar a alma e a individualidade única, interpretação da sabedoria do coração, clariaudiência, intelecto claro e preciso, independência, justiça imparcial, idealização, entendimento, construção sábia a partir da fala.
Desequilibrado:
Tagarelice, má intenção, manipulação intelectual, verborragia, mentalidade e expressão tacanha e rude, pobreza de espírito, temperamento taciturno e rançoso, criticismo, preconceitos, irreverência, deboche, depreciação do sentimento, atitudes extremamente racionais e orgulho do poder de expressão.
Hiperativo:
Quando passamos muito tempo tentando fazer nossa voz ser ouvida. Geralmente interrompem os outros, muitas vezes lhes dizem que têm uma voz alta ou “gostam de se ouvir falar”.
Equilibrado:
Expressa a energia criadora única, unindo o corpo mental e corpo astral, entendimento, devoção, compaixão e amor, abertura para o espiritual e para o novo, transformações e calma.
Desequilibrado:
Doenças da garganta, laringite, faringite, problemas de tireoide e paratireoide, doenças mentais, depressão, problemas de coluna cervical, de dentes, distúrbios da fala, calo das cordas vocais, falta de criatividade, covardia, timidez, doenças nervosas e fobias.
Hiperativo:
Pode sofrer de dor de garganta, infecções frequentes, cáries ou úlceras na boca.
Quando somos ignorados e invalidados tanto que fechamos nossas vozes e nunca falamos nossa verdade. Pode ser chamado de tímido ou quieto e se sentir incapaz de expressar suas emoções ou lutar por palavras quando tentar falar sua verdade.
Pode apresentar sintoma físico como problema digestivo, porque a energia desviada do chakra da garganta geralmente acaba sendo “engolida” ou enviada ao terceiro chakra.
Pode ser tão fácil quanto pensar antes de falar. Antes de dizer qualquer coisa, pergunte-se:
Fale a verdade! Mesmo que ninguém esteja por perto para ouvi-lo, pratique expressar suas emoções e verdades quando estiver sozinho.
Este chakra abre sua mente para informações além do mundo material e dos 5 sentidos.
Corpo: Búdico ou Monádico
Formação: 96 pétalas
Tradução: Além da Sabedoria
Cor predominante: Azul Índigo
Localização: No intercílio (região entre as sobrancelhas) – o Terceiro Olho. Rege o Plexo Nervoso.
Percepção extra-sensorial, intuição ou energia psíquica, todas vêm do Terceiro Olho. Os antigos já sabiam que esse Terceiro Olho existia e que ele recebia informações de fontes externas aos cinco sentidos.
O chakra Frontal governa a glândula pineal e pituitária. A pineal absorve a luz, é responsável por ajudá-lo a se sentir acordado durante o dia e com sono à noite.
Rege o ouvido, nariz, maxilar superior, seios da face e parte do cérebro.
Desempenha papel importante na expressão da personalidade, e quando ativo gera um indivíduo atraente e magnético, rico de recursos e com capacidade de liderança.
Sua função é o conhecimento, a percepção, a intuição e a clarividência.
Desempenha papel importantíssimo na vigília espiritual e em toda a química do corpo.
É o responsável pela irrigação energética dos olhos.
Representa a expressão individualizada no nível da essência ou o EU perfeito.
Equilibrado:
Ativa a percepção do indivíduo em relação ao universo que o cerca, entendimento do próprio caminho e senso do destino, compreensão da motivação do outro, percepção, intelecto aguçado, intuição, visão desenvolvida, fé, amplitude de pensamento, concentração, sabedoria que une a mente e a vida, calrividência, profecia, carisma e magnetismo.
Desequilibrado:
Dogmatismo, teimosia, obsessão, egoísmo, magia negra, maldade, manipulação consciente, poder de dominação, mente insidiosa e doentia, formalidade, intolerância, arrogância, auto-indulgência, perda da fé, medo e sedução.
Hiperativo:
É mais raro ocorrer a sua hiperatividade, mas se manifesta quando alguém passa a maior parte do tempo envolvido em atividades psíquicas, como leituras de cartas de tarô, astrologia e experiências paranormais.
Equilibrado:
Realização do self, mentalidade aberta, expansiva, crescimento espiritual, entendimento dos erros, tolerância, humildade, suavidade e amor, liderança com grande poder magnético.
Desequilibrado:
Rinites, sinusites, alergias, enxaqueca, problemas de ouvido, surdez, problemas dos olhos, cegueira, catarata, insanidade, depressão, rigidez, insônia, pesadelos.
A maioria das pessoas tem o Terceiro Olho “fechado”, ou seja, praticamente não desenvolve seu lado intuitivo, ignorando nossas próprias experiências psíquicas. Isso pode fazer com que nos sintamos desconectados das experiências espirituais. Com a ascensão do planeta Terra de terceira para quinta dimensão, a tendência é que essa situação mude, e mais pessoas dirijam atenção ao seu Terceiro Olho, desligando-se cada vez mais do mundo 3D, onde o foco é o físico, o material.
Se você se sentir muito desconfortável ou abalado, consumido por situações psíquicas, reserve um tempo para se lembrar de que é uma criatura da Terra. Atividades como caminhar na praia, trabalhar num jardim, poderão conectar novamente seu corpo ao planeta.
Pratique a meditação solitária e silenciosa, procurando escutar o seu espírito. Assim, será cada vez mais fácil se conectar à energia do seu Terceiro Olho.
Este chakra tem como função a espiritualidade e a iluminação, é onde está localizada a nossa consciência pessoal, conectada a uma energia universal.
Corpo: Átmico
Formação: 972 pétalas
Tradução: Mil Pétalas
Cor predominante: Violeta
Localização: No alto da cabeça.
Atua diretamente sobre a glândula pineal, recebendo energia dos outros chakras e distribuindo-a por todo o sistema endócrino.
É responsável pela irrigação energética do cérebro. É o chakra por onde penetra a energia cósmica. Comanda através da hipófise o sistema imunológico, o baço e também a parte superior do cérebro, olhos, ouvido e sistema endócrino.
Também é chamado de “Flor de Lótus”.
Este chakra e corpo sutil é o nosso registro pessoal que nos conecta com todas as nossas outras parcelas sustentadas pela Divina Presença Eu Sou. Portanto, neste ponto, encontraremos situações cármicas interessantes a serem trabalhadas e inclusive implantes de chips de monitoramento vivencial.
Equilibrado:
Realização do caminho da alma, capacidade de transformações, espiritualização, entendimento do mais elevado, acesso ao EU superior, fé profunda e confiança na verdade, libertação da forma, destruição do imperfeito. Servir com amor universal e dedicação. É o objetivo de todo guerreiro espiritual, podemos comparar ao conceito budista de “alcançar o nirvana”, o equivalente a vencer o sofrimento e a morte. Esta jornada de tentar alcançar este equilíbrio nos traz felicidade, boa saúde e sabedoria.
Desequilibrado:
Perda do sonho da alma, desencanto, insanidade, loucura, cristalização, negativismo, autopiedade, separação, dor da alma, sofrimento, agonia pela falta de entendimento da verdadeira dimensão do ser.
Hiperativo:
Esta é uma condição que não acontece, pois este chakra é a sede da energia universal, que é infinita, ou seja, não podemos existir no mundo material e ser dominados pela energia da consciência.
Equilibrado:
Libertação do ego, desapego, entendimento dos poderes espirituais, liberdade da materialidade, sabedoria iluminada, perda do medo da morte, coragem transcendente, comunhão com o Todo e entendimento da eternidade da alma.
Desequilibrado:
Depressão, insônia, problemas endócrinos, tumores, inflamações dos nervos, problemas nos ouvidos e nos olhos, problemas imunológicos e envelhecimento precoce.
É a condição dos seres humanos estritamente ligados ao mundo físico, aqueles que não praticam absolutamente nada relacionado ao desenvolvimento espiritual.
Através do conhecimento abrangente, podemos nos libertar da materialidade excessiva. Buscando conteúdos mais aprofundados em temas como espiritualidade, expansão da consciência, evolução espiritual etc. Buscando terapias que permitem saber mais sobre você e sua jornada espiritual. Equilibrando os outros 6 chakras, conectando-se com o espírito.
Com a prática de meditação, realizando viagens menos consumistas e com foco no encontro consigo mesmo. Viva a vida e aprecie sua experiência humana, sabendo que está aqui com a meta reencarnatória de evolução espiritual.
Copyright 2023 Cosmovita Terapias | Feito por Vetor Studio